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sábado, 16 de março de 2013

Orientação de como preparar seus arquivos, destinados a Gráficos e Impressores.


ORIENTAÇÃO
                                                                                                     
IMPRESSÃO DIGITAL
Formato CorelDraw / Illustrator
- Desenho no tamanho final de impressão;
- Fo ntes convertidas em curva;
- No caso de fotos aplicadas no arquivo, enviar também uma cópia da mesma no formato TIF;
Formato Photoshop
- Até 1m, mandar no tamanho final de impressão, com resolução de 130 à 200 dpi;
- Acima de 1m, mandar no tamanho final de impressão na resolução de 80 a 150 dpi;
- Formato TIF com LZW Compression;
- CMYK/RGB;

PLOTAGEM DE ADESIVO
Formato CorelDraw/ Illustrator/FlexSigns
- Todos os textos convertidos em curva;
- Não conter foto, figura bitmap, textura ou degradê;
- Não conter letras com menos de 12mm de altura;
- Letras com serifa, tamanho mínimo de 20mm de altura;
Arquivos em outros formatos estão sujeitos a teste de compatibilidade.
- Mandar sempre junto com o arquivo uma impressão colorida da página;
- Arquivos JPEG e GIF tem qualidade inferior e devem ser evitados;
- Arquivos em CMYK tem maior precisão de cores do que os em RGB;
- Todos os materiais impressos podem receber laminação (película transparente que protege contra o contato manual e água), com aplicação térmica ou a frio;
- Os materiais para uso interno não tem proteção UV e por isso terão durabilidade menor
- Os banners tem acabamento com canaletas e cordão ou madeira com ponteiras e cordão, dependendo do tipo de material onde é feita a impressão;

PRODUÇÃO
A produção de materiais para ponto de venda e mídia exterior ainda gera dúvidas para muitos profissionais, sejam experientes ou não.
A equipe técnica da Silqueen preparou uma série de conceitos e dicas, que tem por objetivo sanar eventuais dúvidas e evitar problemas no resultado final das impressões;
Trabalhamos somente com equipamentos de impressão dos melhores fabricantes e fornecedores, tintas autorizadas e matéria-prima de qualidade, garantindo assim o melhor resultado possível e a durabilidade exigida pelo cliente;

RESOLUÇÃO
A resolução de uma impressão para grande formato está diretamente relacionada a distância de visualização em que o material ficará exposto do leitor. Quanto maior for a distância em que o leitor estará do painel, menor será a resolução de impressão. Isto é claramente visível em painéis do tipo Out-door, fabricados pelo sistema de serigrafia em papel, onde a resolução é muito baixa. Se estivermos a uma curta distância de visualização, percebemos os pontos da impressão serigráfica. Quando aumentamos esta distância, essa percepção diminui consideravelmente, até se tornar nula.
Assim também ocorre com a impressão digital, porém em proporções bem menores. Não existe percepção de melhora de qualidade quanto aumentamos a resolução mais do que o necessário.
A arquivo torna-se pesado e há um aumento no tempo de processamento, que consequentemente acarreta um aumento de custos na impressão do trabalho.

CORES
Existe uma limitação para a perfeita reprodução de imagens impressas. Essa limitação se dá no "range" das cores, também conhecido como Color Gamut. Para se ter uma idéia, a visão humana é capaz de ver bilhões de cores. A tela de um computador chega a 16 milhões. O filme fotográfico atinge de 10 a 15 milhões. A impressão reproduz em torno de 6 mil cores.

PROVA DE COR
Para se ter uma reprodução fiel da impressão ao original, é necessário que o cliente forneça uma Prova de Cor colorida e impressa com qualidade. Esta prova serve como a referência para a RedeSigns.
No momento da impressão é tirada uma prova de cor de máquina e comparada com a prova fornecida pelo cliente. Neste momento são efetuadas as compensações no arquivo diretamente no RIP, para garantir a fidelidade da impressão para a prova.

MONITORES
Muitos profissionais ainda tem a falsa ilusão que a impressão deve sair de acordo com o que ele está vendo no seu monitor. Existem 3 fatores principais que tornam difícil esta fidelidade:
- Cores: o computador reproduz em torno de 16 milhões de cores, enquanto a impressão 6 mil;
- O monitor trabalha em padrão RGB, onde a cor de número zero é preta, enquanto a impressão trabalha em padrão CMYK (algumas com equipamentos possuem cores "light"), onde a cor de número aero é branca;
- O monitor sofre interferências consideráveis no ambiente em que se encontra, como iluminação, reflexo, entre outros.
Para corrigir esta deficiência deve-se calibrar os monitores com Espectrofotômetro de acordo com o equipamento que será dada a saída do material. Para tanto é necessário que se trabalhe com equipamentos profissionais, de marcas que são específicas para a área gráfica.

PERDA DE COR
Todo material exposto a ação implacável do sol estará sujeita a um leve desbotamento ou perda de cor.
Outro ítem é o acúmulo de poluição, principalmente em grandes centros e rodovias.
A RedeSigns trabalha com tintas que possuem um alto grau de proteção UV, além de ter criado o sistema de impressão Double, onde são feitas compensações na impressão, que não alteram a fidelidade das cores mas aumentam consideravelment a proteção contra o desbotamento.

ARQUIVOS DE INTERNET
Arquivos retirados da internet devem ter atenção redobrada.
Quando um arquivo é postado na internet, o mesmo é gerado em resolução mímina possível, apenas para ser visualizada em monitores, de maneira que o arquivo carregue o mais rapidamente possível.
É comum profissionais retirarem arquivos de internet e aumentarem o número de dpis em programas de edição de imagens. Este processo não aumenta a definição do arquivo (nitizez, contraste, fidelidade das cores) mas faz uma interpolação (interpretação) do arquivo e tenta simular uma melhor definição.

Geralmente nesses casos ele retira a percepção dos pixels (pequenos quadrados que formam a imagem) e deixa a imagem com aparência de desfocada.
Existem profissionais habilidosos que conseguem, através de um tratamento minucioso, utilizarem imagens de internet com qualidade satisfatória. Mas são poucos os casos e não é aconselhável.

CONFIRA ALGUMAS DICAS ANTES DE COMEÇAR UM PROJETO DE DESIGN
Conceitos para um bom projeto
1. Procure passar uma mensagem por vez;
2. Uma imagem grande vale mais do que muitas pequenas;
3. Atente o projeto para o ponto que quer chamar a atenção;
4. Muitas palavras provocam distração e desinteresse;
5. Considere a iluminação a ser usada para definir o acabamento (brilhante ou fosco).

IMAGENS E FOTOGRAFIAS
A relação entre ampliações e os famosos DPI's em uma foto são de real importância na hora do design.
Considere a resolução de 150dpi o mínimo para uma boa impressão sem perda de ponto. Com isso em uma imagem de 300dpi, por exemplo, podemos ampliá-la no máximo em 200%. Assim 300dpi divido em dois resulta no mínimo para impressão, 150dpi.

RECORTES EM BANNERS E FAIXAS
Em produtos com acabamento em barra de madeira, deve-se levar em consideração os recortes superior e inferior. Para não atrapalhar ou cortar o design, considere espaços de 7 cm a 15cm de arte a mais em cada ponta para a produção adequada das bolsas das barras de madeira.

PREPARANDO ARQUIVOS CHECK-LIST
A equipe técnica da Silqueen preparou uma série de dicas para facilitar a preparação dos arquivos:

TAMANHO DE ARQUIVO
O arquivo deve ser feito sempre em tamanho real. Nunca faça arquivos menores para ampliação posterior, mesmo que tenham compensação nos dpis, pois podem apresentar deformidades depois de ampliados.

TEXTOS E GRÁFICOS
Para imagens, utilize softwares que são específicos para edição de imagens, como o Photoshop.
Nunca edite, rotacione, dimensione ou aplique efeitos em imagens em programas vetoriais. Os mesmos podem gerar problemas irreversívies na imagem, e consequentemente na impressão.
Para textos e gráficos utilize programas específicos para tal, como Ilustrator, Corel Draw ou Freehand.
Caso utilize fusão de imagens com textos e gráficos, procure trabalhar diretamente em programas de edição de imagens com a resolução mínima recomendada, conforme ítem RESOLUÇÃO abaixo.

DEGRADÊS E CONTORNOS
Para degradês, procure utilizar programas que trabalham com gradientes. Caso utilizar degradês por etapas, sempre deixe com o limite máximo do programa (exemplo: Corel Draw: 999 etapas).
No caso dos contornos, há programas que apenas "engrossam" os traços. Se você utilizar esta ferramenta, ao final do trabalho converta esses contornos para objetos.

CORES
Sempre trabalhe com arquivos com escala de cores CMYK. Quando necessário alguma cor específica, mantenha o arquivo em CMYK e faça uma print com as cores mais próximas possível do real e especifique na print a cor e a sua referência, de preferência em escala Pantone Matching System. 

RESOLUÇÃO
Resolução mínina para arquivos (em tamanho final):
- banners, adesivos, displays ou peças pequenas que serão vistas a distâncias menores que 3m: 300 dpi.
- banners, lonas ou peças de médio formato que serão vistas a distâncias entre 3 e 6m: 150 dpi.
- lonas ou peças de grande formato que serão vistas a distâncias entre 7m e 15m: 100 dpi.
- lonas, empenas ou peças que serão vistas a distâncias superiores a 16m: 75 dpi.
Sangrias e Acabamentos:
Para painéis instalados por terceiros, certifique-se junto a empresa fabrincante do painel quanto a área visual (parte da lona que ficará visível) e a área acabada (área visual mais sangrias exigidas para acabamento).

DICAS FINAIS:
- Nunca deixe textos e/ou partes importantes da imagem a menos de 5cm da borda, pois é nesse espaço onde são feitos os acabamentos, como baínha, ilhoses, bolsas varões, cantoneiras e etc.
Finalizando:
Para finalizar o arquivo, remova "paths", camadas desnecessárias, separe as sombras e contornos dos objetos principais, se possível mescle as camadas e salve o seu arquivo em separado (para não perder o original)
Para arquivos vetoriais, salve nos formatos originais, ou em formato PDF.
Não use arquivos JPEG nas suas imagens! O modo favorito e ideal será o formato .tiff, ou enviei as imagens “vector arts” produzidos no Illustrator ou no FreeHand e nunca “raster images” produzidas no Photoshop. Os JPEG são arquivos de baixa qualidade tipográfica, esse formato tal como o PNG é destinado para a WEB.

DEVERÁ USAR SEMPRE A ESCALA CMYK OU PANTONE, NUNCA A RGB
Um dos erros comuns é usar vários tipos de escalas no mesmo trabalho, o que dará bronca pela certa. Certifique-se que esta a trabalhar no modo CMYK , no Illustrator, vá a File> Document Color Mode > CMYK. O trabalho só devera ter cores CMYK e eventuais Pantones  se conter cores extras, mas nunca cores em RGB nem em Hexacromia, isso são apenas padrões Web.

PRINT
Envie uma print colorida e com qualidade, com as cores mais próximas possível do real. Anote na print eventuais observações, como especificação de cores e acabamentos.

Visto que neste mês e no próximo, muitos designers recém licenciados aventuram-se no mundo do trabalho, deixo-vos aqui 8 dicas simples mas o básico para a correcta finalização dos vossos trabalhos ou ficheiros antes de enviarem para as gráficas ou para o exterior das vossas agências,  atelier ou empresas. Será um post muito light, mas quem quiser aprofundar mais este tema, poderá contactar-me pelo página de contacto ou pelo twitter.

CONVERTA SEMPRE TODAS AS FONTES EM CURVAS
Guarde sempre um cópia do seu trabalho editável, para eventuais alterações de textos, datas etc, mas quando finalizar o trabalho para enviar para a gráfica, certifique-se que converte todas as suas fontes (textos) em curvas.
Assim evita grande problemas de compatibilidade entre sistemas diferentes, depois a mesma fonte que funciona perfeitamente no seu computador, pode danificar-se no computador do receptor, para alem de não contribuir para a pirataria de fontes.
Illustratror ? (ctrl) cmd+shift+o  Freehand ? (ctrl) cmd+shift+p

VERIFIQUE QUE ENVIA TODAS AS IMAGENS “LINKADAS” NO TRABALHO
Um dos esquecimentos mais comuns de quem envia os trabalhos para as gráficas é precisamente este, esquerce-se de enviar todas as imagens que usou no trabalho.
Poderá tanto no Freehand como no Illustrators “embeber” ou seja fazer um “Embed” das imagens, num entanto sugiro que envie os links à parte, o trabalho ficará mais leve e mais fácil de mexer se for necessário alterar algo de ultima hora.
Vá ao menu View>Links:


ENVIE SEMPRE O SEUS TRABALHOS COM “BLEEDS”, SANGRIAS OU MASSAS
Também um dos erros frequentes é enviarem os trabalhos para serem cortados mesmo as bordas no final da impressão. A Sangria ou Bleed não é nada mais que um excesso que sairá para fora do corte final do trabalho. A sangria ou Bleed irá evitar que o operador da guilhotina tenha uma precisão eximia, e também temos que ter sempre em conta que o papel durante a  execução da impressão pudera esticar e deformar-se ligeiramente. Para evitar este problema pergunte sempre à gráfica onde vai realizar o trabalho, que tamanho de sangria preferem.
Normalmente uma área de sangria de 3 a 5 mm será o suficiente.


MARCAS DE CORTE
Nunca se esqueça de enviar as Marcas de Corte nos seu trabalhos, assim o operador de artefinal saberá aquilo por onde o trabalho cortará sem erro.
Um dos erros mais comuns é enviar essas marcas não onde elas deviam de cortar mas sim por fora da sangria ou bleed, isso de nada serve.
As Marcas de Corte deverão sempre ir no modo Registration, assim as marcas aparecerão em todas as camadas CMYK e Pantones.

ENVIE UMA PROVA DE COR FÍSICA DE QUALIDADE, OU SE NÃO TEM SOLICITE
Bem este ponto é um dos grande problemas que nós artes-finalistas nos debatemos á anos, muitas pessoas fazem uma prova de cor numa impressora de lá de casa em papel fotográfico e pronto e pensa que arte sairá igual na impressão.
Isso é um erro infantil, e que daria motivo só para um post, esse erro é simples, visto que os processos de impressão de uma Laser ou Deskjet não têm nada a ver com o processo offset e depois os perfis mudam e existem mais umas não sei quantas variáveis que o vão iludir e levar ao erro, pois desista, use só para verificar se os textos e os layouts estão correctos e não falta nada no trabalho.
Solicite à gráfica antes de imprimir uma prova de cor devidamente calibrada e ai terá uma boa percepção do trabalho que terá no final.

ENVIE UM PDF EM ALTA RESOLUÇÃO
Eu e as ultimas empresas que trabalhei sempre fomos da opinião de que os trabalhos deviam de vir em formato fechado em PDF de alta resolução, e um PDF em alta resolução não é um PDF em High Quality, mas sim um PDF para impressão que pode ser o PDF-X1a ou os PDF-X.
Mas como por vezes esses PDF’s não são bem feitos, aconselho a enviar o trabalho no programa nativo (Illustrator ou FreeHand), mas sempre com um PDF com tudo correcto a acompanhar para que o arte finalista tenha algum suporte onde se possa apoiar para verificar se o resultado final é aquele que você pretendia

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO NO CORELDRAW X5 E X6

Neste tutorial vamos aprender o fechamento de arquivos e os cuidados que o designer tem que ter antes de entrega-lo para a gráfica. Mas antes de começar a explicar todo o procedimento, irei citar algumas dicas, que deixara todo o seu trabalho bem feito e evitará problemas na produção.

* Sangria no mínimo 3 mm para todos os lados;
* Os elementos a pelo menos 3 mm longe do corte;
* Todo layout precisa estar em CMYK;
* Sempre transforme os arquivos em curvas;
* As imagens devem ser convertidas para 300dpi*, atenção para as imagens recortadas, lembre-se de converter com o box transparência ativo. As Imagens retirada da internet, como por exemplos as encontradas no google, devem ser avaliadas, já que as mesmas estão em 72dpi. Se tiver oportunidade e condições financeiras, opine pelos sites de bancos de imagens de alta resolução.
* Sempre deixar as páginas centralizadas, para não correr o risco de na hora do corte, a página ser cortada errada;
Essas são algumas dicas e cuidados que devemos ter para ter um ótimo resultado. E irei falar de arquivos e layout sujos.
Agora vamos ver como funciona o fechamento de arquivos no corel draw. Usarei o CorelDRAW X5 o mesmo se procede no CorelDRAW X6.
Abaixo esta uma amostra de um arquivo que fiz no Corel, pronto para realizar o processo de fechamento e enviar a gráfica. 



Após o layout pronto e aprovado, vá até o menu ARQUIVO, em seguida coletar para saída..., irá surgir uma janela com as opções coletar automaticamente todos os arquivos associados ao documento (recomendado) e escolher um perfil de impressão (arquivo .csp) para coletar somente arquivos específicos.



A próxima tela se refere ao formato que irá salvar PDF ou CDR. Selecione as duas opções. Para PDF escolha o PDF/X-1a. Para CDR escolha a versão compatível com a gráfica, recomendo usar uma versão mais antiga, da versão 10 pra cima. Clique em Avançar



 Na próxima tela, marque a opção INCLUIR FONTES DO DOCUMENTO E LISTA DE FONTES. É nesta tela que alguns erros já começam a lhe jogar para o "buraco". Algumas fontes o Coreldraw, não consegue localizar e as destacam de vermelho, por isso converto tudo em curva. No meu exemplo não ocorreu erros com fontes e me mostrou a que eu não tinha convertido. Clique em Avançar


Nesta tela escolha o perfil de cores usadas, marque o Box INCLUIR PERFIS DE CORES. Clique em Avançar


Selecione a pasta onde irá salvar o projeto. Para uma melhor organização, nomeie a pasta como o nome do projeto e cliente. Clique em Avançar


Feito isso, é só clicar em concluir e enviar a pasta onde foi salvou o projeto para gráfica.





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